sexta-feira, 23 de agosto de 2013

          Acredito que a profissão docente é muito desafiadora na atualidade. Assumimos vários papéis na sociedade para atender um público bem diverso e suprir suas necessidades afetivas, disciplinares e educacionais. Com isso, segundo relatos de Antônio Nóvoa em sua entrevista sobre Matrizes Curriculares, “a própria sociedade tem dificuldade em ter clareza sobre quais devem ser os objetivos da escola”, isso também ocorre com alguns profissionais da área. Porém, o art. 205 da Constituição Federal aborda o Direito à Educação e estabelece que trata-se de um direito de todos e um dever do Estado (Escola) e da família, que será incentivado por toda a sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, sendo que ninguém pode eximir-se dessa responsabilidade mesmo com algumas dificuldades. 
         No exercício da prática pedagógica busco desenvolver um trabalho qualificado, contribuindo para a formação do educando e para o crescimento do grupo profissional, ou seja, pensar de uma forma coletiva. Sou disponível para atender as necessidades da escola e na aceitação de sugestões e melhorias em relação às minhas atividades. Procuro estar atualizada em relação aos assuntos que envolem a educação. Acredito que a escola é fortalecida quando os laços entre o grupo de professores e a comunidade escolar é uma das prioridades na formação educacional de crianças e jovens.
         Ao atuar em sala de aula percebemos a necessidade da atualização e aperfeiçoamento contínuo de nossos conhecimentos. A cada ano surgem novidades tanto pedagógicas quanto tecnológicas e, com isso, essas atividades vão se qualificando e facilitando o aprendizado de crianças e jovens que estão sempre curiosos e prontos para as novidades. Para desenvolver essas habilidades procuro me aperfeiçoar para garantir a qualidade nas aulas que ministro. Participo de formações, cursos (presenciais e online), palestras, enfim. A prática pedagógica requer muito aprendizado adquirido pela experiência e também pelas formações e cursos que participamos.

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